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quinta-feira, 1 de março de 2012

Recomendações Gerais para uma Vida Melhor

Recomendações Gerais para uma 
Vida Melhor

Se não lhe passa pela cabeça usar sopa como combustível no seu carro, porque é que fez ou tomou
certas coisas?

Estas indicações são a minha opinião pessoal, advêm da minha experiência de décadas, como naturopata; mas também como mulher e mãe. Não pretendem ser verdades universais, nem pretendem substituir uma consulta com um médico profissional ou uma sessão com um naturopata qualificado. Porém o texto apresenta o que, na minha opinião pessoal e experiência, são as considerações fundamentais no que diz respeito ao modo de vida e alimentação verdadeiramente ecológicos e sustentáveis.

Existimos num continuum com a Natureza. Precisamos de recuperar e usar sabiamente esta nossa ligação.
E a doença tal como a escuridão não se combate com sabres ou espadas. Basta acender-se a luz da saúde para imediatamente o seu oposto complementar desaparecer. Assim foquemos a nossa atenção na saúde e na felicidade. :)
As pessoas saudáveis e felizes não "fazem dietas". Pois limitam-se a manter bons hábitos de vida, divertem-se a fazer exercícios de que gostam, não comparam os seus amados corpos com os de outras pessoas, teem como prioridade dormir bem,  comem sentados e a horas, esporadicamente fazem "uma asneira" mas sem se culpabilizarem. Vai ver que as asneiras cada vez mais perdem o seu interesse. E a graça. Agora vamos aos detalhes:

RECOMENDAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO (para seres humanos ;-)))








Percentagens Diárias:
• 5% de sopa
• 50 a 60 % de cereais integrais em grão
• 5 a 10 % de leguminosas e algas.
• 20 a 30 % de hortaliças

1. CEREAIS INTEGRAIS
Cada refeição deve inclui-los. Pelo menos metade da quantidade ingerida.
Convém ir variando os métodos de cozedura e preparação. Sugiro que
coza que chegue para 24 h, ao jantar, pois assim pode evitar o uso do
frigorifico. Ponha-o num contendor de vidro, barro ou madeira, coberto com
um pano, para poder respirar.
E vá usando-o para: engrossar a sopa, aquecido no vapor, fervido com um
pouco de malte de manhã, etc.
Escolha de entre o arroz, a cevada, o millet ou milho paínço, o trigo sarraceno, a aveia, a quinoa, o centeio, o milho, o kamut, a espelta.
Convém que sejam de agricultura biológica, obviamente. E lembre-se que só uma pequena percentagem pode ser consumida como massa, pão integral sem fermento artificial, ou outros produtos parcialmente processados, pois a farinha é menos benéfica.
Prefira sempre cereais integrais em grao inteiro.

2. HORTALIÇAS
Cerca de 20 a 30 % da refeição deve incluir hortaliças: de folha ( agriões ou nabiças, por exemplo), de raiz (nabo ou cenoura), de caule (alho francês), de flor (brócolos), de fruto (abobora). É bom variar : 2/3 cozinhada (salteada, no vapor, estufados, etc) e 1/3 como salada crua.
Para uso diário prefira: couve, brócolos, couve-flor, dente de leão, nabiças, cebola, cenouras, nabos, rábanos, rabanetes, abóbora,  e outras variedades que consiga obter.
Pessoas com cancro e outras doenças mais sérias podem ter de limitar o uso de
salteados a só duas vezes por semana.
E substituir a salada crua por salada escaldada.
As plantas silvestres  comestiveis sao uma dadiva de sabor e vitalidade!

A evitar para todos os molhos quimicalizados assim como batatas,
(comum ou doce), tomates, beringelas, espinafres, espargos, trigo, abacate. Também
os “sumos de” e frutas tropicais (papaias, mangas, laranjas, bananas, ananases, etc)

3. LEGUMINOSAS E ALGAS
Estes 5 a 10 % da alimentação diária podem ser escolhidos de entre o feijão
azuki, o grão de bico e as lentilhas. Das outras escolha sempre as variedades
mais pequenas.
Quanto às algas use as mais adequadas a si: hiziki, kombu, arame, wakame,
nori, agar-agar e prepare-as de formas diversas.
Pode cozinha-las directamente com as leguminosas ou hortaliças, como
condimento, nas sopas ou separadamente como um acompanhamento. Estes são
temperados com moderação com tamari, shoyu ou sal marinho integral.
Esta percentagem pode ser substituida esporadicamente por peixe. Apesar de me parecer  que uma dieta apenas vegetal é um futuro mais elevado para a humanidade.

4. SOPAS
Da ingestão diária de alimentos aproximadamente 5% devem incluir sopa de miso ou de tamari (um ou dois pratos). Tenha em atenção que o sabor não deve ser excessivamente salgado (gosto desta medida tão pessoal e humanizada: por prato, uma bolinha de miso cujo diâmetro deve ser igual ao comprimento do sabugo da unha do polegar da pessoa que vai comer a sopa.) É bom que inclua uma hortaliça diferente todos os dias e algas kombu ou wakame.
Se vive sozinho pense na sopa de miso ou tamari como se de um chá se tratasse. Vou-lhe dar um exemplo. Ferve, até ficarem macias, as raízes (umas rodelas de cenoura e umas poucas meias luas de cebola) com um pouco do folho da alga wakame. Espalha a bolinha de miso no fundo do prato. Deita o caldo e dissolve com a colher a pata de miso no caldo. Decora com algo fresco: cebolinho, rodelinha de alho francês, raspas de cenoura ou limão ou o que bem lhe apetecer. Coma lentamente sentindo uma imensa gratidão.

5. ALIMENTOS SUPLEMENTARES
Estes podem ser cerca de 5 a 10 %. Uma ou duas vezes por semana pode comer uma pequena quantidade de peixe branco, tal como: truta, linguado, pescada, etc.
Ocasionalmente também pode consumir sobremesas de fruta, ou frutos frescos ou secos.
Mas só se lhe apetecer muito.
Escolha frutos locais: da zona de clima temperado, evitando os tropicais e semi-tropicais. Use maçãs, cerejas, peras, alperces, etc. mas respeitando a época da produção.
Quanto aos sumos de frutos use-os só se gozar de boa saúde, em pouca quantidade e se o tempo aquecer subitamente ou se se mantiver muito quente.
Como “snack” aprecie semente tostadas e levemente temperadas com molho de soja: de sésamo, de girassol ou pevides de abóbora.
Mas no caso de cancro evite as oleaginosas completamente. Se necessário use
ocasionalmente malte de arroz ou cevada.

6. BEBIDAS
No uso diário incluímos chá de três anos, de arroz tostado, de cevada tostada, cavalinha ou de dente de leão. Ou qualquer outro, desde que não aromático nem estimulante.

7. A EVITAR!
Carne, ovos, gordura animal, aves de capoeira, todos os lacticínios, frutos tropicais e semi-tropicais, sumos de frutos, bebidas artificiais, trigo, tudo o que seja de origem sintética, café, chá, tisanas aromáticas ou estimulantes, alimentos  tratados com corantes, conservantes e produtos químicos ou de produção em massa ou industrializados (enlatados ou congelados), todos os cereais refinados ou seus derivados, estimulantes, especiarias, aromas, corantes ou conservantes.

8. ÚLTIMAS SUGESTÕES

Ofereça sempre uma boa variedade de molhos e condimentos à mesa, pois por muito bem que cozinhe, nunca conseguirá fazer uma comida que acerte nas tão diferentes necessidades de todos os comensais.

O óleo para cozinhar tem de ser de sésamo, girassol ou milho, mas extra- virgem: de primeira pressão a frio.
Azeite só se estiver saudável e durante a primavera e o verão. Use uma quantidade mínima, sempre.

O sal deve ser marinho e integral.
Tamari, shoyu e miso bio e artesanais, fabricados por métodos lentos e tradicionais são o melhor tempero.
Como condimento escolha de entre:
• Gomásio ( 1 parte de sal para 15 de sementes)
• Pó de algas ( kombu ou wakame tostadas)
• Ameixa umeboshi e o seu vinagre
• sésamo com pó de algas
• Tekka
• Molho de soja: shoyu ou tamari (só para cozinhar)
• picles
Coma regularmente, 2 ou 3 vezes por dia, mas mantendo as proporções e
mastigando muito bem.

Por favor: evite comer nas 3 horas antes de dormir.

A importância da CULINÁRIA SÁBIA é tal que todas as pessoa deveriam aprendê- la.

Preparar os alimentos e comer são actos sagrados.

Tenho cursos regulares ou podemos arranjar-lhe um/a cozinheiro/a, experiente, para ir a sua casa. As receitas incluídas nos livros também podem ajudar no planeamento das suas refeições.

MODO DE VIDA


  • É necessário mastigar e ensalivar tão bem os alimentos que se transformem em líquido na boca.
  • Coma com apetite. Mas deixe sempre um último pedaço no prato ou travessa. Como acontece nas normas de boa educação. E por isso mesmo se chama "BOA" educação.
  • Coma de forma ordenada, pacífica, com espírito de gratidão pelos alimentos e por tudo na vida. A horas certas. Sempre sentando-se à mesa.
  • Deixe de comer logo que se sinta satisfeito, mas ainda não “cheio”.
  • Beba de um modo confortável quando sentir sede. Fora das refeições. 
  • Pode fazer-se acompanhar de uma garrafa térmica (com o interior em vidro ou inox; tendo nela água filtrada e fervida por 10m). Beba 2 goles dessa água quente a cada 30m.
  • De manhã a primeira coisa a fazer é raspar a língua com uma colher de chá inox (ou em prata, se tiver). A cada passagem lave a colherinha. Evite outros instrumentos para limpar a lingua pois na maioria dos casos magoam-na.
  • Tenha sempre presente que o que está a sentir está sempre correcto. E aja em conformidade.
  • Tendo de estar muito tempo na mesma posição mude-a a cada 15m. Se poder dar um passeio melhor mas mude de posição pelo menos e vá fazendo o Mulah Banda ou outro exercício discreto e muito eficiente.
  • Evite longos banhos de imersão ou de chuveiro pois retiram minerais do corpo.
  • Esfregue e massaje o corpo, todas as manhãs ou à noite, com uma luva em turco, quente e húmida até que a pele fique rosada. Use uma suavidade firme, tal como a das ondas a avançar e recuar na areia da praia. Pelo menos esfregue as mãos e os pés e os dedos um por um, todos os dias.
  • Faca um escalda-pes antes de dormir durante 10 m. Pode por sal marinho integral ou gengibre ralado na agua. Massage firmemente, com a espuma de um sabão natural e os polegares, entre os tendoes. Aperte, puxe e mova os dedos. Massage vigorosamente com uma toalha turca para secar. Dorme muito melhor alem de se sentir revitalizado/a.
  • Prefira roupas de algodão em contacto directo com a pele. Razoáveis são as de seda e as de lã. Mas evite totalmente as sintéticas.
  • Reduza ao mínimo a joalharia de metal ou acessórios em sintéticos nos braços, mãos ou pescoço.
  • Deite-se antes da 22h e não coma nas três horas anteriores.  Levante-se ao nascer do sol. Se tiver dificuldades em adormecer "não se rale" ;) Pois estando deitado descansa sempre e o sono acaba por chegar.
  • Se comer peixe, faca-o raramente. Uma a 3 vezes por semana bastam. Prefira peixes pequenos, preparados de modo que possa come-los com as escamas e espinhas.
  • Levante-se cedo e seja activo no seu dia a dia.
  • O exercício físico, até transpirar, é diário. Você arranja tempo, nem que seja por 30 m apenas!  Faz parte da sua higiene tal como lavar a cara ou os dentes. E pronto! 
  • Ouça música alegre e harmónica. Dance-a com júbilo. Cante-a sempre que possa.
  • Leia livros da linha do pensamento positivo ou revistas cor de rosa (evite aquelas mázinhas...). Veja filmes e peças de teatro, mas só os que não lhe façam medo e lhe aumentem a boa disposição. Também não precisa de ver os depressivos e aterrorizantes noticiários, pois as notícias importantes vêm sempre ao nosso encontro. E lembre-se sempre que uma forma extremamente eficiente para nos confundir é o excesso de informação.
  • Yoga, do-in ou desportos podem ser benéficos, se não exagerar. O desporto de alta competição nunca deu saúde a ninguém. 
  • Se a sua condição o permitir esteja frequentemente ao ar livre. Ande descalço na praia, na relva ou no chão. É agradável e refrescante.
  • Vista-se de cores claras, alegres e luminosas. Verifique quais lhe dão prazer ao olhar para elas. E quais lhe apetecem verdadeiramente a cada manhã. Tenha em mente que a moda, na grande maioria dos casos, não é sugerida por pessoas nem muito saudáveis nem equilibradas. E dê muita atenção às suas necessidades pessoais, em termos de cores.
  • Mantenha o seu ambiente caseiro limpo e ordenado. Especialmente aonde a comida é preparada e servida. Deite fora imediatamente a louça lascada ou partida. Ou pelo menos não a use. (pode guardá-la para vir a fazer embrechados ou mosaicos;-)
  • Evite conviver com pessoas que lhe sejam nefastas: as que lhe causem desgostos ou prejudiquem. Também com quem lhe faça perder a calma. Se forem ofensivas e perturbadoras, afaste-as da sua vida. Os mal dispostões ou gente que repita lamentos e queixas, vampirizam energia. Não merecem estar perto de si. ;-)
  • Procure dar-se com pessoas prestáveis, simpáticas e bem dispostas. Com quem se sente à vontade e com quem troca a ajuda e a orientação de que precisam. 
  • Escolha os espectáculos, a que assista, com o maior respeito por si mesmo. Será que você mereceria ser mergulhado em ruídos, apanhar sustos, sentir medo e ainda pagar para lhe fazerem isto tudo?
  • As roupas de casa e de corpo devem ser em fibras naturais, as lâmpadas incandescentes em vez de fluorescentes (já sei que gastam mais... Então deite-se mais cedo e acorde com o sol, combinado?  ;-), carpetes e tapetes de algodão ou lã contribuem para uma casa mais saudável.
  • Prefira os  fogões a lenha ou a gás. Se for muito mauzinho e vingativo ;-) ofereça os eléctricos ou de microondas a um inimigo ;-) para lhe garantir uma morte lenta e dolorosa...
  • Cozinhe tudo o que puder num forno solar. Repare na calma alegre e na vitalidade que obtem atraves dessa comida.
  • Evite os aparelhos eléctricos junto ao corpo: telemóveis só para curtos e urgentes recados, televisões a cores a 10 metros, não de frente e nunca à refeição. Mas também os secadores de cabelo, máquinas de barbear, wireless, escovas de dentes e cobertores eléctricos. Desligue-os da ficha logo que os usou, ou pelo menos antes de ir dormir.
    Existem já interruptores especiais para controlar a poluição electromagnética nas nossas casas.
  • Tenha plantas, cristais grandes ou pedras de sal electrificadas acesas perto do computador ou outros dispositivos electrónicos.
  • Escolha uma casa de construção tradicional, adobe, taipa, etc. E com janelas de madeira.
  • Ponha plantas verdes, grandes, em casa e abra as janelas (pelo menos 10 m por dia) fazendo corrente de ar. E claro que nada de sintéticos pseudo-incensos ou “desodorizantes de ambiente”. Uma casa limpa e arejada cheira bem. Claro que pode queimar folhas de eucalipto ou alfazema ;)
  • Evite o alumínio e o teflon. Utilize no trem de cozinha apenas cerâmica, aço inox ou ferro fundido
  • Use só cosméticos naturais, incluindo a pasta de dentes. 
  • Encontre qual o significado  para a sua vida atual. As nossas missões sobre a Terra completam-se e mudam, ao longo do tempo. Refira-se a si mesmo. Se o universo o criou é porque  precisa de si exatamente como é. Cumpra-se! Encontre as suas respostas, únicas e pessoais, para perguntas como o que me faz feliz? ou qual o meu trabalho ideal? ou qual é o meu objetivo neste aqui e agora? ou como posso realizar-me no meu trabalho? 
  • Arranje um trabalho que lhe dê satisfação. O nosso trabalho ideal é aquilo que faríamos com gosto mesmo que não nos pagassem. Porém sendo pagos ainda o fazemos com mais prazer. Qual é o seu?
  • Rodeie-se de gente agradável e sincera. Mas evite os sincericidas. ;)
  • O nosso estado natural é viver livre do medo e das doenças. Portanto dê as boas vindas à Saude e ao Amor. 
  • Mantenha um sorriso no rosto e ame-se!
  • E agora  faça-se o favor de ser feliz! ;-) 
 Maria Afonso Sancho

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