Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

DIARIO DA RECUPERAÇÃO DAS QUEIMADURAS. 2º Dia



Na foto vemos a coxa esquerda onde cada vez se tem notado mais o percurso do azeite a ferver.
Vemos tambem as bolhas gigantes e os restos de emplastros que ficaram agarrados. Os quais acho mais prudente deixar ficar. Tentei com a agua do duche e não sairam... portanto eles lá sabem.  


2º Dia:
Parece-me ter tido melhoras muito rápidas.
Consegui dormir alguns bocados. E até estar de mão dada com o meu amor.
Comecei a noite com um gorro de pura lã enfiado na cabeça alem da camisola de felpa e os dois casacos. Tapei-me com um plaid. Mas as franjas “arranhavam” a pele em cura. O edredão é muito melhor. Apesar de o folho de bordado ingles tambem dá a sensação de arranhar a pele.
A perna esquerda tem de estar sempre frente ao ventilador e com sprayzadas de água. Ficou com espasmos sempre que algo não estivesse bem. Já estou farta de tanto frio mas sem ele tudo queima.
À perna direita consigo mante-la tapada. Apenas o pé precisa ficar de fora pois com o calor do edredão também arde.
Tenho bebido apenas chá de 3 anos com kombu e agar-agar. Para manter o intestino limpo apesar de estar a fazer jejum sem grande preparação.
Comi apenas 2 galetes de arroz bio da Provida.
...
Fiz novo emplastro frio: 7 folhas de aloe vera + 1/2kg de tofu+ 9 folhas de consolda + folhas de 3 ramos de alfazema + 7 colheres de sopa de farinha de trigo. Misturo tudo com a Minipimer Braun. Aplico com uma trincha de aguarela. Tem sedas muito delicadas. Uf! Que alívio.
...
Furar as bolhas junto ao bordo. Premir delicadamente. Tive de repetir.
...
Duches frios nas pernas sabem muito bem.
...
Este emplastro é optimo pois destaca-se em flocos delicados que não sujam nem picam. E são facilmente aspiráveis.
...
Continuo a tomar sempre que me apetece um comprimido levedura de cerveja com cobre e outro com zinco, da Sória. E gotas de Rescue Remedy do Dr. Bach. Em água e muito bem mastigado antes de engolir pois a principal absorção é pela mucosa da boca.
Mastigar os liquidos e beber os sólidos.
Mastigar. Mastigar. Mastigar. Mastigar. Mastigar.
Tenho muito tempo.
Tempo para me dedicar a mim.
Talvez seja por isto que me aconteceu este acidente. Para me dedicar mais tempo e atenção.
Enigma resolvido ou apenas parcialmente?
...
Agora o frasco do Rescue Remedy caiu no chão e desapareceu algures. É porque é melhor assim.
Porém durante as buscas encontrei óleo de copaíba, na farmácia da mesa de cabeceira. Tomei uma gota, como me tinham recomendado e pus 5 no frasco do óleo de sésamo para ungir a zona em cura.
...
Resolvi consultar livros e apontamentos meus sobre o tema das queimaduras. E como nunca somos bons médicos de nós mesmos (a menos que sigamos a intuição e ela esteja bem afinada) decidi ouvir a opinião dos colegas naturopatas que mais prezo em Portugal. São muito competentes e experientes. Pelo sim pelo não para ver como anda o meu discernimento e precaver alguma asneira que me tenha escapado.
  • Uma das melhores naturopatas da nossa praça a Paula Soveral: vai para o hospital já! Eles teem lá umas compressas humidas amarelas! Tem cuidado com o que estás a fazer. O aloé é bom mas apenas a polpa. (Ok. Boa atitude para quem dá consultas e está habituada a relacionar-se com pessoas que não querem assumir responsabilidades pela sua propria saúde. As quais nunca se sabe quando se viram contra nós à procura de criar outro demonizável bode expiatório... para com desculpas convenientes continuarem a viver, com a muleta, das suas amadas doenças de estimação sem nunca resolverem os seus proprios problemas.)
  • Um grande homeopata de Portugal: Compra já Urtica Urens 1CH. Dilui num copo de água mexe e toma. 

  • O Luis Silva (um pioneiro da macrobiotica a da naturopatia em Portugal. Foi presidente da associação de naturopatas inumeraveis vezes e continua na direção das actuais mas crediveis ong's. Pessoa espiritualista, sabia, muito culta e generosa) : "Usa batata com verdes se te falhar o tofu, para os emplastros." Deu-me os parabens pela coragem de tomar a responsabilidade de me tratar em casa.


  • O Jacinto Vieira (um dos pioneiros da macrobiotica e da agricultura bio em Portugal. É das pessoas que mais sabe de ambos os assuntos. Inteligente e brilhante) da sua casa no Algarve: “Tens esses livros?! São muito bons. Onde os conseguiste? Tambem tenho. Teem lá tudo o que precisas saber.(...) Experimenta o óleo de Rosa Mosqueta que é o melhor que há para regenerar a pele. Parabéns por estares a fazer isso assim!”



Notei-lhes a todos consternação na voz pelo que me tinha acontecido. Isto é mesmo grave... Fiquei triste. E não me posso permitir sentimentos ou emoções negativas. A autocura implica a maior responsabilidade por si mesmo. Tive de voltar a ler a Louise Hay para levantar a moral rapidamernte. Eu consigo!
...
A pele passou de encarnada a roxa ou castanha por causa da camada superficial morta. Fritinha...
A zona da coxa que estava branca já tem zonas estriadas a encarnado. Melhorou a circulação de energia. Se bem que ainda me dê algumas guinadas.
...
Refiz os pensos todos e dormi bastante bem.
Agora a meio da noite acordei com desejos de alface e cenouras cruas.
O meu amor foi prepara-las à cozinha.
Tambem me apetecia cebola e alho cortados em fatias muito fininhas. Mas o J apareceu-me com uma couve coração a perguntar se era alface e resolvi não pedir grande coisa mais. Ele não percebe mesmo nada de cozinha ou cozinhados. Apesar de ter muito boa vontade. Pedi apenas folhas de alface inteiras e bem lavadas. E isso ele conseguiu fazer muito bem.
Comi umas quantas.
Tomei cobre e zinco umas outras 2 vezes durante o dia.
Estes flocos do emplastro caem mas não sujam a cama nem me incomodam. Ainda bem.
Na verdade ter saúde é basico para tudo na vida.

5 comentários:

  1. ó minha querida, então não havíamos de estar com voz de preocupados????? aliás, pela tua voz calma e despreocupada é que, na altura, até acabei por pensar que isso não seria tão grave como afinal foi.... tens de facto muito sangue frio e foste mesmo muito Corajosa em fazer tudo isso em casa sozinha, ou melhor, sozinha mas com a ajuda preciosa do J. que, pelos vistos, sem preceber nada de cozinhados, ainda serviu para te dar a mão e o apoio. Ele estava muito preocupado contigo. E tu podias ter pedido mais ajuda aqui aos amigos terapeutas... sinceramente na 1ª vez que telefonaste não deste a ideia correcta da dimensão da coisa!!!! é que a Maria contava-me a história ao telefone com um ar tão descontraído e até se ria ao dizer-me "ah! lol lol lol atirei-me logo para dentro do lago!!!!" e a gente fica a pensar que eram queimaduras pequeninas.....
    Só lamento não ter podido ajudar de verdade. Sorry :)
    Mas soubeste dar conta do recado, e muito bem. Admiro mesmo a tua coragem! E o Amor infinito que tens por ti e todos os seres!
    Que a energia do Amor continue a iluminar-te e à tua Vida!
    Acredito que esta deve ter sido (mais uma) experiência riquíssima :)))
    beijo grande, querida irmã, fica bem ❤

    ResponderEliminar
  2. depois do 1º comentário que deixei, gostava apenas de deixar esclarecida uma coisa em relação a essa questão do hospital, já que me parece que o objectivo destas partilhas é aprendermos todos uns com os outros:
    Eu não sou contra a medicina convencional (nem sou contra nada), embora pratique no meu dia a dia a medicina natural.
    Mas acredito que tudo quanto existe tem o seu mérito, e no caso de um acidente grave, eu vou para o hospital (e se não puder ir, agradeço que me levem). Num caso destes, que considero um acidente grave, eu teria ido para ver qual o diagnóstico que os médicos fariam, deixá-los-ía fazer os primeiros tratamentos e depois em casa, depois de saber exactamente a gravidade da situação, então aplicaria os remédios naturais que achasse convenientes.
    Foi isto que eu te disse que faria no meu caso e que achava melhor fazeres. Por precaução. Por prudência. E não por medo. Gosto de ouvir todas as opiniões e depois junto-as às minhas e aplico a terapêutica.
    Mas tiveste muita coragem em não ir e tiveste também alguma sorte. pois a coisa podia dar "para o torto" e 1 ou 2 dias depois seria tarde para ir ao hospital. Ainda bem que isso não aconteceu e que correu tudo bem.
    Mas penso que as duas medicinas devem complementar-se e não ser antagónicas.
    Beijos querida <3

    ResponderEliminar
  3. Paula
    Se fossem ossos partidos ou cortes ia para o hospital.
    Mas nas queimaduras os primeiros instantes são decisivos. E depois as primeiras horas e dias.
    Eu sentia-me capaz de gerir a situação.
    E parece que tinha razão. As coisas estão a correr muito bem.
    bj e obrigada pelo teu cuidado. :)

    ResponderEliminar
  4. Maria, está a fazer tudo impecávelmente, e estou certa que vai recuperar quase que miraculosamente.
    As dores são insuportáveis...Mas no centro do ciclone tudo está calmo, e vejo a consciência nunca lhe faltou!
    Estou atenta á sua recuperação.
    Estou completamente de acordo consigo, nada acontece por acaso. Há que saber tirar partido e amar- se e mastigar;)



    Cuidado, previna quaisquer infecção


    um grande carinho, grata Ana Mandillo

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga, da maneira como isso está, és de facto uma valente. Força. Eu parti o pescoço, por um milímetro a medula não foi seccionada, fui um caso num milhão e olha, estou aqui para as curvas lol.

    ResponderEliminar