Translate

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Meu CV na Moda

Recorte da imagem que saiu na Notícias Magazine de 20 de outubro de 2013
A pedido da Catarina Rito tive de organizar ideias sobre o meu CV no campo da moda.
Aqui está o resultado:
Aos 14 anos fez o seu primeiro desfile. Foi para a Boutique ERRE.
1973 - Profissionaliza-se ao começar a trabalhar como modelo e manequim para a AIM – Agencia Internacional de Modelos (de Mizette Nielsen e Bryan McCartney).
1974 – Por a anterior ter fechado com a revolução passa para a agência Estúdio E (Anabela Bragança e João Rapazote) onde era o modelo que mais trabalhava até 1976.
1980 – Modelo e manequim em free lance. Em 1982, com a Marluce, eram os manequins mais bem pagos em Portugal.
1980/85 – A primeira jornalista especializada em moda, em Portugal. Para o jornal A Tarde. Responsável pelas 2 paginas centrais do suplemento semanal.
1980/1985- Organizou a eleição dos Mais e Menos Elegantes. Com um júri de 5 pessoas ligadas à moda e ao social de então. Do qual fizeram parte: Sunsum Avillez, Quito Hipólito Raposo e Carlos Castro entre outros.
1980/84 – Rubrica no Programa da Manhã da Rádio Comercial chamada Beleza é Fundamental. Tratava temas de moda, beleza e bem-estar. Entre outros passatempos e em colaboração com o jornal A Tarde, fez o “Como se faz um Manequim”. Deste saiu uma das primeiras modelos portuguesas com carreira internacional. Senão mesmo a primeira. Susana Sabino. A quem  Karl Lagerfeld adorava.
1980- 2013 – Trabalho como looker e orientação de vida e carreiras de pessoas muito ambiciosas e muito boas nas suas profissões. Não se pode dar nomes; mas você conhece-os. ;)
1981 – Coordenadora de moda na revista Jornal da Moda.
Impossível hoje enumerar todos os trabalhos. Mas por curiosidade podemos referir alguns. Fez o desfile de final do 1º curso do Citex, em Lisboa. Foi o 1º modelo que teve Ana Salazar. Entre muito outros passou ou passava regularmente para a Casa Ayer, Carmem Modas, Helen Arn, Regojo, Hevimac, Pierre Cardin, Sérgio Sampayo, Carla Modas, Casa Pinheiros, Casa Eduardo Martins, Anita Modas, Ana Salazar, etc.
1985/89 – Continuou a carreira de jornalista mas já não no campo da moda. Colaborou nos semanários Semanário e Independente. Tendo sido neste último também colunista.
1994- Imagem e diretora da Loja multimarca João Chaves sita no hotel Méridien. Hoje hotel Tiara na rua Castilho em Lisboa.
1997 – Trabalha como modelo com a agência Portfolio em Roma, Itália.
2009 – Início de um blog de moda. Sob o mesmo nome de uma das colaborações na imprensa escrita nos anos 80’s: Modas e Moda
2013 – Escolhida para a revista Noticias Magazine como “ícone de estilo”, do seu grupo etário, de entre as pessoas da moda portuguesa. Trabalha como modelo com a agência Elite Lisbon.

Prometo que vou acrescentando aquilo de que me lembrar entretanto.
Pode-me ajudar a recordar ,mais coisas que fiz?