Translate

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Normas para a nossa Sustentabilidade Interna

Existimos formando um continuum com a Natureza e o mundo à nossa volta.
Nós somos como vemos o nosso mundo. ;) Por isso cada vez que se julga algo ou alguém damos, talvez, ;) demasiada informação sobre nós mesmos...
A doença e a saúde estão uma para a outra como a escuridão para a luz. Não vale a pena combater a escuridão com espadas, pois basta acender uma luz para ela desaparecer.
Assim, também para fazer desaparecer a doença, há que focar-nos na saúde e criar condições para que ela se desenvolva.
Aqui partilho o contributo retirado da minha experiência de várias décadas como naturopata, mulher e mãe, (são a minha opinião pessoal; não pretendem ser indiscutíveis verdades universais ;)  para melhorar a nossa vitalidade e sistema imunitário.
Lembre-se que o medo destrói o nosso amado sistema imunitário.
Mantenha-se atento aos espectáculos a que assiste e às pessoas que frequenta.
Este texto não substitui um aconselhamento pessoal por um técnico de saúde experiente. São as normas gerais para manter a sustentabilidade da nossa ecologia interna. Ecologia microcósmica. Usava-as nas consultas quando fui naturopata.
Porém precisam de ser adaptadas, caso a caso, para sintonizar perfeitamente com as necessidades de cada pessoa. Aqui vão:

 Sugestões gerais de uma dieta média e modo de vida 

 Se nunca lhe passou pela cabeça usar sopa como combustível no seu carro, porque é que tem comido certas coisas? ;-)

 Estas indicações não pretendem substituir uma consulta com um médico profissional ou uma sessão com um naturopata qualificado. Porém o texto apresenta as minhas considerações fundamentais, no que diz respeito ao modo de vida e alimentação verdadeiramente ecológicos. 

 RECOMENDAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO (para seres humanos ;-)))

 Percentagens Diárias:
  • 50 a 60 % de cereais integrais em grão • 20 a 30 % de hortaliças • 5 a 10 % de leguminosas e algas • 5% de sopa

 1. CEREAIS INTEGRAIS Cada refeição deve incluí-los. Pelo menos metade da quantidade ingerida. Convém ir variando os métodos de cozedura e preparação. Sugiro que coza que chegue para 24 h, ao jantar, pois assim pode evitar o uso do frigorífico. Ponha-o num contendor de vidro, barro ou madeira, coberto com um pano, para poder respirar. E vá usando-o para: engrossar a sopa, aquecido no vapor, fervido com um pouco de malte de manhã, etc. Escolha de entre o amaranto, o arroz, a cevada, o millet ou milho paínço, o trigo sarraceno, a aveia, a quinoa, o kamut, o centeio, o milho, a espelta. Evite o trigo moderno e se comer do antigo panifique-o depois de o fermentar por 12 horas ou mais. Convém que sejam só de agricultura biológica, obviamente. E lembre-se que apenas uma pequena percentagem pode ser consumida como massa, pão integral sem fermento, ou outros produtos parcialmente processados, pois a farinha é menos benéfica. Prefira sempre cereais integrais em grão inteiro.

 2. HORTALIÇAS Cerca de 20 a 30 % da refeição deve incluir hortaliças: de folha ( agriões ou nabiças, por exemplo), de raiz (nabo ou cenoura), de caule (alho francês), de flor (brócolos), de fruto (abóbora). É bom variar : 2/3 cozinhada (salteada, no vapor, estufados, etc) e 1/3 como salada crua. Para uso diário prefira: couve, brócolos, couve-flor, dente de leão, nabiças, cebola, cenouras, nabos, rábanos, rabanetes, abóbora, e outras variedades que consiga obter. Pessoas com cancro e outras doenças mais sérias podem ter de limitar o uso de salteados a só duas vezes por semana. E substituir a salada crua por salada escaldada. As plantas silvestres comestíveis são uma dádiva de sabor e vitalidade! A evitar para todos os molhos quimicalizados assim como batatas, (comum ou doce), tomates, beringelas, espinafres, espargos, abacate. Também os “sumos de” e frutas tropicais (papaias, laranjas, bananas, ananases, etc.)

 3. LEGUMINOSAS E ALGAS Estes 5 a 10 % da alimentação diária podem ser escolhidos de entre o feijão azuki, o grão de bico e as lentilhas. Das outras escolha sempre as variedades mais pequenas. Quanto às algas use as mais adequadas a si: hiziki, kombu, arame, wakame, nori, agar-agar e prepare-as de formas diversas. Pode cozinha-las directamente com as leguminosas ou hortaliças, como condimento, nas sopas ou separadamente como um acompanhamento. Estes são temperados com moderação com tamari, shoyu ou sal marinho integral.

 4. SOPAS Da ingestão diária de alimentos aproximadamente 5% devem incluir sopa de miso ou de tamari (um ou dois pratos). Tenha em atenção que o sabor não deve ser excessivamente salgado (gosto desta medida tão pessoal e humanizada: por prato, uma bolinha de miso cujo diâmetro deve ser igual ao comprimento do sabugo da unha do polegar da pessoa que vai comer a sopa.) É bom que inclua uma hortaliça diferente todos os dias e algas kombu ou wakame.

 5. ALIMENTOS SUPLEMENTARES
Estes podem ser cerca de 5 a 10 %. Uma ou duas vezes por semana pode comer uma pequena quantidade de peixe branco, selvagem e pequeno, tal como: truta, linguado, pescada, etc. Se tiver de comer carne prefira a de caça, mas faça uma marinada (salmoura fraca temperada com plantas aromáticas a seu gosto) para a mergulhar, a qual deita fora antes de cozinhar. Ocasionalmente também pode consumir sobremesas de fruta, ou frutos frescos ou secos. Mas tudo isto,  só se lhe apetecer muito. Escolha frutos locais: da zona de clima temperado, evitando os tropicais e semi- tropicais. Use maçãs, cerejas, peras, alperces, etc. mas respeitando a época da produção. Quanto aos sumos de frutos use-os só se gozar de boa saúde, em pouca quantidade e se o tempo aquecer subitamente ou se se mantiver muito quente. Como snack aprecie semente tostadas e levemente temperadas com molho de soja: de sésamo, de girassol ou pevides de abóbora. Mas no caso de cancro evite as oleaginosas completamente. Se necessário use ocasionalmente malte de arroz ou cevada.

 6. BEBIDAS No uso diário incluímos chá de três anos, de arroz tostado, de cevada tostada, cavalinha ou de dente de leão. Ou qualquer outro, desde que não aromático nem estimulante.

 7. A EVITAR! Carne, ovos, gordura animal, aves de capoeira, todos os lacticínios, frutos tropicais e semi- tropicais, sumos de frutos, trigo moderno, OGM's, bebidas artificiais, tudo o que seja de origem sintética, café, chá, tisanas aromáticas ou estimulantes, alimentos tratados com corantes, conservantes e produtos químicos ou de produção em massa ou industrializados (enlatados ou congelados), todos os cereais refinados ou seus derivados, estimulantes, especiarias, aromas, corantes ou conservantes.

 8. ÚLTIMAS SUGESTÕES Ofereça sempre uma boa variedade de molhos e condimentos à mesa, pois por muito bem que cozinhe, nunca conseguirá fazer uma comida que acerte nas tão diferentes necessidades de todos os comensais. O óleo para cozinhar tem de ser de sésamo, girassol ou milho, mas extra-virgem: de primeira pressão a frio. Azeite só se estiver saudável e na primavera e verão. Use uma quantidade mínima, sempre.
 O sal deve ser marinho e integral. Tamari, shoyu e miso bio e artesanais, fabricados por métodos lentos e tradicionais são o melhor tempero.
Como condimento escolha de entre:
• Gomásio ( 1 parte de sal para 15 de sementes)
• Pó de algas ( kombu ou wakame tostadas)
• Ameixa umeboshi e o seu vinagre (ume-su)
• sésamo com pó de algas
• Tekka
• Molho de soja: shoyu ou tamari (só para cozinhar)
• picles.
Coma regularmente, 2 ou 3 vezes por dia, mas mantendo as proporções e mastigando muito bem. Por favor: evite comer nas 3 horas antes de dormir.
O melhor é jantar por volta das 18h e dormir antes das 22h.
 A importância da CULINÁRIA é tal que todas as pessoa deveriam aprendê- la. Preparar os alimentos e comer são actos sagrados. Tenho cursos regulares ou podemos arranjar-lhe um/a cozinheiro/a, experiente, para ir a sua casa. As receitas incluídas nos livros também podem ajudar no planeamento das suas refeições.

 MODO DE VIDA

  •  É necessário mastigar e insalivar tão bem os alimentos que se transformem em líquido na boca. Coma com apetite. Mas deixe sempre um último pedaço no prato ou travessa. Com as costas direitas e os pulsos apoiados na beira da mesa. Como acontece nas normas de boa educação. Que por isso mesmo se chama BOA educação.
  • Coma de forma ordenada, pacifica e com espírito de gratidão pelos alimentos e por tudo na vida.
  • Delicie-se com a evolução dos sabores enquanto mastiga. Feche os olhos e simplesmente sinta.
  • Deixe de comer logo que se sinta satisfeito, mas ainda não “cheio”.
  • Beba de um modo confortável quando sentir sede. Tenha sempre presente que o que está a sentir está sempre correcto. Aja em conformidade.
  • Evite longos banhos de imersão ou de chuveiro, pois retiram minerais do corpo.
  • Esfregue/massaje, todas as manhãs ou à noite, o corpo com uma luva em turco, quente e húmida até que a pele fique rosada. Pelo menos esfregue as mãos e os pés e os dedos um por um. Estale os dedos sempre que puder.
  • Faca um escalda pés, antes de dormir, durante 10 m. Pode por sal marinho integral ou gengibre ralado na agua. Massaje muito bem com os polegares, ensaboados, entre os tendões. E aperte, estale e mova os dedos. Massaje vigorosamente com uma toalha turca para secar. Dorme muito melhor além de se sentir revitalizado. Prefira roupas de algodão ou linho em contacto directo com a pele. Razoáveis são as de seda e de lã. Mas evite totalmente as sintéticas. Reduza ao mínimo a joalharia de metal ou acessórios em sintéticos nos braços, mãos ou pescoço.
  • Deite-se antes das 22h e não coma nas três horas anteriores.
  • Se comer peixe, faça-o 2 ou 3 vezes por semana. Escolha peixes brancos, pequenos, preparados de modo que possa comê-los com as escamas e espinhas.
  • Levante-se cedo e seja activo no seu dia a dia. 
  • Ouça música alegre e harmónica. Existe um programa para transformar as suas favoritas para as benéficas frequências solfeggio.
  • Dance-a com júbilo, usando todo o corpo para fluir na música.
  • Cante-a sempre que possa. 
  • Leia livros da linha do pensamento positivo ou revistas cor de rosa (evite aquelas mázinhas; pois são venenosas).
  • Veja filmes e peças de teatro, mas só os dignos de si. Aqueles que não lhe façam medo e lhe aumentem a boa disposição. 
  • Também não precisa de ver os depressivos e aterrorizantes noticiários, pois as notícias importantes vêm sempre ao nosso encontro. E lembre-se que uma forma extremamente eficiente para nos confundir é o excesso de informação.
  • Yoga, do-in ou desportos podem ser benéficos, se não exagerar. O desporto de alta competição nunca deu saúde a ninguém.
  • Se a sua condição o permitir esteja frequentemente ao ar livre. Abrace as árvores. Use sapatos de sola natural. Ande descalço na praia, na relva ou no chão. É agradável e refrescante.
  • O exercício físico diário, até transpirar, faz parte da nossa higiene. Tal como lavar os dentes ou a cara. Você consegue arranjar tempo para o fazer; nem que seja apenas 30m. E pronto! ;)
  • Vista-se de cores claras, alegres e luminosas. Verifique quais lhe dão prazer ao olhar para elas. E quais lhe apetecem verdadeiramente a cada manhã. Cada um de nós é o centro e a única medida do seu próprio universo. Tenha em mente que a moda, na grande maioria dos casos, não nos é sugerida por pessoas muito saudáveis nem equilibradas. E dê muita atenção às suas necessidades pessoais, em termos de cores.
  • Mantenha o seu ambiente caseiro limpo e ordenado. Especialmente aonde a comida é preparada e servida. Deite fora imediatamente a louça lascada ou partida. Ou pelo menos não a use. Pode guardá-la, como eu, para as partir ainda mais ao fazer embrechados ou mosaicos.
  • Evite conviver com pessoas que lhe sejam nefastas: as que não o respeitem ou admirem,as que o gozem ou provoquem, lhe causem desgostos, problemas ou prejudiquem. Também com quem lhe faça perder a calma. Se forem ofensivas e perturbadoras, afaste-as. Todos os contactos desagradáveis são vampirização de energia. Procure dar-se com pessoas prestáveis, simpáticas e bem dispostas. Com quem se sente à vontade, de quem receba a ajuda e a orientação que precisa.
  • As roupas de casa e de corpo devem ser em fibras naturais. Portanto prefira roupas de fibras naturais: lã, seda, algodão ou linho em contacto directo com a pele. Evite totalmente as sintéticas. A seda em contacto com a pele é melhor que um creme e dá muito menos trabalho ao usar. Roupa interior só em seda. Arranje uma fronha de almofada em seda natural e verifique as melhoras no seu cabelo e no rosto. Os imperadores do Japão só empregam lençóis de musseline de seda natural. Compre seda e faça os seus, mesmo que seja numa seda mais robusta) as lâmpadas incandescentes em vez de fluorescentes (já sei que gastam mais... Então deite-se mais cedo e acorde com o sol, combinado?  ;-), carpetes e tapetes de algodão ou lã contribuem para uma casa mais saudável.
  •  Prefira as lâmpadas de tom quente e se possível incandescentes em vez de fluorescentes ou leds. Pois, já sei que gastam mais... Então deite-se com o sol e acorde com o sol, combinado? 
  • Carpetes e tapetes de fibras vegetais, algodão ou lã contribuem para uma casa mais saudável.
  • Vou-lhe dar o meu segredo para limpar o chão de tijoleira tanto a nível físico como vibracional. Toda a gente sente a limpeza na grande diferença do antes e depois. É assim: uso o balde só com água limpa, antes varri e aspirei o chão, depois esguicho vinagre branco alimentar no chão, torço a esfregona e com ela já apoiada no chão deito um gole de álcool canforado nas fibras. Começo a limpeza. Se a água ficar suja de lavar a esfregona, temos de a mudar, antes de continuar. Repetindo o processo acima. Depois conte-me o que sentiu, 'tá bem?
    O vinagre não pode ser usado em mármore ou noutras pedras calcárias, por as corroer.
  • Prefira os fogões a lenha ou a gás. Em complementaridade com um belo forno solar. Quanto aos eléctricos ou de microondas, se quiser ser muito malvado, ofereça-os a algum inimigo a quem deseje a morte, depois de uma agonia longa e dolorosa. ;)
  • Desligue o wireless sempre que não o esteja a usar. Use cabos para ligar os computadores. E só compre aparelhos onde os cabos possam ser ligados.
  • É uma norma básica de civismo o desligar o wireless e o máximo de aparelhos elétricos ou eletrónicos antes de sair de casa. Pense em quem, no prédio, ficou em casa doente e que precisa de recuperar a saúde; mas afinal fica imerso numa sopa infecta de poluição eletromagnética, causada, inutilmente, também por si. Seja responsável e desligue sempre o que não estiver a usar.
  • Evite os aparelhos eléctricos ou eletrónicos junto ao corpo: telemóveis só para curtos e urgentes recados, televisões a cores a 10 metros de si, não de frente e nunca à refeição. Mas também os secadores de cabelo, máquinas de barbear, escovas de dentes e cobertores eléctricos. Desligue-os da ficha logo que os usou, ou pelo menos antes de ir dormir. Existem já interruptores especiais para controlar a poluição electromagnética nas nossas casas, porém um interruptor normal perto da porta e da cama e que desligue tudo, serve lindamente. 
  • Deixe o telemóvel, longe de si, e repare no que acontece ao seu redor. Observe. Converse. Maravilhe-se com a natureza ou invente histórias para a vida das pessoas que passam. Imagine como gostaria que fosse o seu mundo ideal. Procure o lado bom em tudo. Pense bem dos outros e de si.
  • Tenha cristais grandes ou pedras de sal electrificadas acesas perto do computador ou outros dispositivos electrónicos. Ventile bem a sala onde os tiver.
  • Para repor-se do jetlag ou da poluição eletromagnética: pode tomar um duche longo tendo a água pelos tornozelos; mas tire a tampa da banheira. Aqui o que se busca é uma corrente contínua de água, que o ligue à terra ou ao mar.
  • Ainda para a poluição eletromagnética: durante o dia ponhas as mãos ou os pés, várias vezes, sob uma torneira aberta para através da água fluindo nos ligarmos à Natureza. Se puder tocar, mergulhar ou mesmo nadar num rio ou no mar é o ideal.
  • Ponha plantas verdes, grandes, em casa e abra as janelas (pelo menos 10 m por dia) fazendo corrente de ar. E claro que nada de usar sintéticos “desodorizantes de ambiente”.
  • No WC basta acender um fósforo para fazer desaparecer os maus cheiros. Se tiver visitas deixe uma vela acesa, mas apoiada em pedra ou loiça, pois aquelas em contendor de alumínio foram responsáveis por muito incêndios, só por as terem colocado sobre plástico ou superfícies pintadas.
  • O vinagre é um extraordinário desodorizante. Misturado a 50% com água, um vinagre de vinho branco até o chichi dos gatos desodoriza. Serve de amaciador na máquina de lavar ou para depois do champô. Ficamos com um cabelo muito brilhante, de red carpet.
  • Uma casa ou um carro limpo e arejado cheira bem.
  • Evite o alumínio e o teflon. Tal como outros revestimentos plásticos ou sintéticos em utensílios de cozinha.
  • Utilize no trem de cozinha o barro, a ágata, o aço inox ou o ferro fundido. Pode ser esmaltado.
  • Use só cosméticos naturais, incluindo a pasta de dentes. Pode fazer uma excelente simplesmente misturando partes iguais de bicarbonato de sódio com sal marinho integral fino. Basta moer o sal grosso num copo misturador para este ficar fino. Depois cria uma pasta com óleo de côco (a 25ºC torna-se líquido). Guarde em frascos de boca larga e, por higiene, é bom que cada pessoa tenha o seu. Depois, basta molhar ou raspar a superfície com as cerdas da sua escova de dentes.
  • Mantenha um sorriso no rosto, aprove-se e ame-se!
  • Agora faça-me o grande favor de ser feliz! ;-)

Maria Afonso Sancho

Sem comentários:

Enviar um comentário