Translate

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DIARIO DA RECUPERAÇÃO DAS QUEIMADURAS: 18º Dia

18º Dia:

7h 20m - Levantei-me cedo para aproveitar a presença do J antes de ele ir para o escritorio.
Ainda era de noite. Fui eu mesma mudar uma mangueira. Mas com ele em casa sinto-me mais segura. Posso pedir ajuda mais facilmente.
Foi mais facil eu mesma fazer isso, pois é uma complicação as pessoas entenderem como se fazem as coisas nesta casa. Ele está habituado a regar o jardim apenas carregando num botão...
Esta era a mangueira que leva a agua que sai da banheira da casa para uma caldeira à escolha no jardim. E tem de se mudar pois esta agua é demasiado rica em azoto para o bem-estar dos citrinos. Tambem os tomateiros precisam de um pouco de stress hidrico para começarem a florir. Estavam há quase 20 dias com agua e azoto a mais. E só tinham folhas e caules. Enormes.
Esta caldeira era praticamente a unica que estava cheia de verde. Todo o resto do jardim estava a precisar de rega. O J regou-o duas vezes; mas pelo tempo que lhe dedicou creio que apenas deu um duche às plantas. Para as constipar. Talvez... ;-)
Ele esforça-se imenso por fazer tudo bem feito, mas desconhece tanta coisa da vida pratica.
Preciso de lhe estar muito grata pois sem a ajuda dele ia ser dificil tratar-me aqui em casa. E impossivel, sem “ajuda mercenária”.
E eu preciso de me mexer para manter a energia em movimento. Não posso ficar na cama a amolecer/apodrecer. Para mortos já chegam os tecidos frititos que estão a sair da minha perna.
Descanso só o que o corpo pedir. Ele é que sabe.
Acordei com a perna esticada. E tenho o tornozelo praticamente do tamanho do outro. Sem inchaço. Quase.
Estou com sono outra vez. Vou dormir.

10h 05m – Acordei com o saco do edredao todo sujo destes mucos amarelos misturados com veios de sangue que “não são pus” como garantiu o Eduardo.
Iac! Faz nojo. Mas na verdade não são porcaria. Nem contaminariam. Posso mudar isto mais logo. Quando tiver ajuda. Tambem isto está sempre a sujar tudo. Nem quando eu tive o meu primeiro filho, no Hospital Particular, elas me mudavam as roupas ou lavavam a casa de banho constantemente. Responderam-me que quando parasse de sujar logo mudavam e limpavam tudo. Não deve ser grave.
Continuaram as comichões na coxa e por todo o corpo. Ainda consequencia da urtica urens 1 CH?
Tenho estado a tomar o concentrado de ameixa ume. E há bocado tambem o cobre.
Apeteceu-me um emplastro de argila verde apenas com agua de cristais. Apliquei-o com a trincha de pelos de marta das aguarelas, estando eu sentada na beira da banheira. Com a perna lá dentro.
Tive de usar o duche muito suave na coxa. Mas no resto da perna pode ser normal. A sensibilidade extrema da pele nova está a desaparecer. Foi a 1ª vez que isto aconteceu.

12h05m – Comi alga hiziki com tofu, arroz, molho de limão com miso de cevada e gengibre ralado. Preciso de comer mais folhas verdes para mimar o figado. Mas não foi desta vez.
Voltei a ter dificuldade para adormecer. À noite. Preciso de relaxar mais os figado/vesícula biliar. Todo este acidente foi um grito do figado para o tratar melhor.E com mais respeito.
Mas tambem durmo tantas vezes ao longo do dia que nem sei se... “quem não dorme por ter dormido não corre mal de perigo”. ;-)
Isto foram desculpas. Tenho mesmo de dar mais atenção e mimos ao figado/vesicula. E pronto.
Já estou outra vez com sono. Pareço um bebé.
Agora coloco a compressa de gase e depois pincelo com a mistura de óleos. E “a nanar” outra vez

12h 35m- Parece que acertei com um penso para dormir sem sujar tudo. Com os mucos colo duas compressas de gaze. Depois pincelo com os óleos. Por cima a ligadura elastica em 100% algodão.
Experimentei uma com 30% de fibra sintética e era insuportável! Ardia e doia.
Apeteceu-me ter os pés a apanhar sol. Que estava a entrar pela janela. O corpo é que sabe. Arranjei maneira de ter a pele nova na sombra.
O tornozelo e o pé esquerdo já não estão inchados. Só teem a pele a cair e de várias cores.
Ver se é agora que durmo. Se o penso colar à ferida basta molha-lo e esperar que logo se solta.

19h 17m – Hoje senti-me com muito mais energia. Comi o nugá do costume a meio da tarde e depois cha de 3 anos.
A perna esquerda está quase toda boa tal como o pé. E até arranjei as unhas e tudo. Estavam sujas de argila. Tirar a argila é mesmo muito dificil pois os granulos são muito finos e ficam à volta e debaixo das unhas. A unha do 2º dedo deve vir a cair pois ficou bastante para o fritito. A outra parece-me estar a crescer por baixo dela.
Sinto-me muito melhor com a coxa ligada. E assim já não se tem de mudar a roupa da cama constantemente.
Gostava de encontrar a formula de um pó amarelo que o avô mandava preparar na farmácia. Salpicava-se sobre as feridas, secava e curava tudo. Devia ter enxofre na composição para ser amarelo. Onde andará o caderninho de notas do avô Alves Martins? Será que ficou em Roma como os outros livros antigos?
Ver se descanso um pouco. Esta foi a primeira tarde em que não dormi a sesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário