Translate

terça-feira, 7 de agosto de 2012

DIARIO DA RECUPERAÇÃO DAS QUEIMADURAS: 17º Dia

17º Dia:

8h 15m – Voltei a acordar cheia de comichões profundas na coxa. Dizem que comichão é cura. Será? 
Levantei-me, fiz amaroli, deixei secar, duchei e todo o etc do costume.
Ainda não posso tocar na pele nova. Nunca pensei desejar tanto ter células mortas a cobrir a pele.
Bebi água de argila e tomei tres comprimidos de carvão vegetal.
Tinha o pé um bocado dormente. Pus o rolo de massagem debaixo dele. E o cinto da ginastica à cintura. Já que mal me posso mexer sempre mantem a energia em maior movimento.
E estou com fome. Bom sinal! :-)
Arrozinho integral com algas, tofu cozido e molho de miso de cevada. Diluindo este em liquido de picles que fiz o ano passado. 
...
Acabei agora de comer. Soube-me lindamente. :-)
 ...
Tambem tenho de ir cortar mais fatias de tofu. 
Estou é  farta dos emplastros em papa. 
Vou virando as fatias, pois do outro lado estao frias. Com o proprio peso vão-se adaptando à curvatura da perna. Uso sempre os mesmos bocados ao longo do dia até sentir que já não estão a funcionar. 
Fartei-me mesmo do emplastro em papa. Para superficies grandes resulta melhor que as fatias; mas suja tudo. Agora sinto que é melhor assim. 
 ... 


Agora o J resolveu implicar por eu lavar directamente as feridas com o duche em vez de usar gases, desinfectantes e etc.
Complicando esse mister.
Já estou farta que invente problemas todos os dias!
Respondi-lhe que a água canalizada do Montijo é do melhor. Desinfectadissima. 
A cidade está construida sobre um enorme aquífero. Que na verdade já foi melhor; pois as muitas industrias de criação de animais e transformação de carnes que aqui exitiram deixaram sequelas, que algumas das quais ainda não desapareceram. Atualmente as que existem teem tantas condições quase como a do meu tio Julio.Esta é exemplar mesmo a nivel europeu. Ou mesmo mundial. Filtragem de ar, tratamento de dejectos, etc. 
Sei é que a dele tem visitas frequentes de grupos de estrangeiros às instalações, para verem tal maravilha. Não há um mau cheiro e a água sai mais limpa que quando entrou no sistema.
Isto atingia tal proporção que a Titi se queixava, por graça, de o marido dar melhores condições aos porcos do que à familia. Isto porque em casa, por exemplo, não tinham ar condicionada em todas as divisões. 
A agua daqui mesmo a não tratada é boa para regar. A que vem pelos canos está tratada. Cheia de desinfetantes, segundo as leis. 
Quando será que poem em uso um método mesmo limpo e sustentável para tratar as águas?
Está mais que experimentado. Por exemplo no tratamento das águas na Eslovénia. Este pequeno país da Europa Central é muito rico em nascentes e rios. A água é tratada com o merecido respeito e sabedoria.

Por exemplo em Maribor, a 2ª maior cidade do país, a captação é feita directamente no rio Drava. Depois fica armazenada em poços artificiais numa ilha bem florestada. E vigiada para não haver contaminação.
Antes de ser distribuida é tratada apenas por processos naturais. São decantações sucessivas e arejamento por correr em cascatas no interior do laboratório.
Como indicadores de potabilidade usam pequenos peixes em tanques atravessados por estas águas.
As correcções só acontecem pela observação destes peixes, à vista desarmada.
Até têm um outro peixe para controlar a água que dá um sinal sonoro de alarme.
Esta é umas das muitas coisas simples e boas que nos deixou a investigação científica de qualidade na antiga União Soviética.
Coisas feitas com simplicidade, segundo a minha muy amada Sagrada Lei do Menor Esforço.
Tantos Grrr... Preciso de apaziguar o meu figado. ;-)
Falei há tempos deste assunto com o vereador do Ambiente, Nuno Canta. Quando falo com ele aprendo sempre muito. Mas eles teem de obedecer às nossas leis actuais.
Tambem então, fiquei muito contente ao saber que a nossa cidade, já ha anos,  polui 0% o rio Tejo. E passam a vida a receber prémios sobre temas ecologicos.
Portanto para beber tenho de a filtrar a fim de retirar os desinfectantes obrigatórios. Porém, para lavar feridas, serve lindamente.

12h 47m – Estive ao telefone, outra vez, com o Jacinto Vieira. Insistiu muito no uso do concentrado de ameixa ume para evitar ou fazer desaparecer infeções. E que usasse o óleo de rosa mosqueta.
Tambem insistiu que não fizesse asneiras porque a base de tudo é a alimentação limpa. As nossas asneiras reduzem-se a comer algo feito com farinhas, ou lacticinios ou açucar ou aditivos quimicos. Neste meu caso tambem evito fruta.
De manhã costumo comer sempre cenouras cruas à dentada. Não o tenho referido aqui. E de que por causa do desastre de Fukishima só devemos usar algas galegas. E miso europeu tambem. 
...
 
Tenho estado sempre a pulverizar a perna. Espalhei clara e óleos. A contração da clara pode ser muito dolorosa.
Retirei muitas das crostas e peles  soltas que tinha pela perna toda. Cortei com uma tesoura herdada do meu avô. Deve ter mais de 100 anos. Alemã. Continua a cortar lindamente. Ainda não havia a absurda obsoletagem programada.
Desinfectei a tesoura do avô Raul com alcool e usei lenços de papel. 
Comendo bem basta mantermos a higiene ao nivel da exigida numa cozinha.
O alcool era melhor se fosse mesmo alcool puro. Mas o mesmo puro tem um preço doido de caro. Da ultima vez que precisei dele para fazer um remédio, fui compra-lo à farmacia da rua dos Navegantes. Perguntei à dona por que razão tinha ficado tão caro e dificil de encontrar.  Ela contou-me que por causa dos emigrantes de Leste o beberem em vez do vodka, tinham sido obrigados a meter um outro desinfectante no normal e encareceram o puro para preços proibitivos. Lembro-me de ter pago cerca de 5€ pela mesma quantidade de alcool puro. Enquanto a outra custa uns poucos centimos. Grrrr!... Senti-me defraudada e não gostei do pretexto para o encarecerem de tal maneira. 
O Winston Churchill dizia que em politica havia sempre duas razões. A na origem das decisoes e a que se contava às pessoas. Sintetizadas por ele na frase "uma boa razão e uma razão boa"... Grrrr! (preciso de apaziguar o figado que me estão a sair muitos grrr! ;-)
Qual seria a boa razão para encarecerem de tal maneira o alcool puro?
Pois a razão boa já sabemos que é proteger os emigrantes de leste de excessos perigosos para a sua saude.
Quais serao os efeitos secundários, do tal desinfectante adicionado a longo prazo, para quem não o beba mas apenas o use para desinfectar a pele e utensilios?
Já passaram muitos anos e não sei, exatamente como estarao agora as coisas. 
...
Vamos ver como fica isto agora. Está a chegar-me o sono outra vez.
O tornozelo esquerdo tem inchado sempre que ando muito tempo em pé. A circulação venosa pode melhorar...
...
Ontem estive na net. Mandei apenas dois emails. Cansei-me tanto!
Outra experiencia nova é cansar-me, sentir-me fraca e fragil. Apesar de ser uma experiencia interessante espero que passe depressa.

13h 55m – Já tomei concentrado de ume na ponta de uma colher de café em prata. Assim sempre vou tomando iões de prata de alguma maneira.
Tambem encontrei oleo de copaíba na porta do frigorifico. Deu-mo uma amiga brasileira. Antes destruiam muitas arvores para o obterem. Agora inserem um tubinho e vão retirando o óleo sem destruir arvores. Espero que este seja  do já extraído com respeito devido á Mae Natureza.
Pus 7 esguichos dele no boiao dos óleos (metade azeite e outra metade óleo de sésamo com 7 gotas de óleo essencial de alfazema). Tambem me apeteceu juntar-lhe 7 gotas de eucalipto. Teoricamente não seria conveniente mas estou a navegar pela intuição.
Apliquei. Nas zonas de onde tinha retirado crostas ardeu. Mais valia ter estado quieta. 
Mania das limpezas!

2 comentários:

  1. Sinceramente, Maria Afonso, as tuas fotos ainda me dão volta ao estômago. Estou desejoso que as memsas fotos voltem a ser eróticas....! Hahahahahahahaha!
    Beijinho,
    Álvaro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL Tambem eu.
      Mas agora, com 2 anos passados, até já voltei a apanhar sol na praia. Bem... na coxa ainda ponho um pano dobrado a fazer sombra pois não me apetece ficar com manchas castanhas na pele nova, por causa do sol.

      Eliminar